O CAMPO DAS EMOÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR PÓS-PANDEMIA

      

       Na obra cinematográfica "Corrida para lugar nenhum" de Vicky Abeles retrata a realidade de hoje no ambiente escolar, evidenciando a pressão acadêmica e o aumento do estresse dos jovens estudantes. No Brasil, especificamente nas escolas públicas, uma parcela significativa da população vive com problemas psicológicos, sendo muitos deles ainda adolescentes. Nesse contexto, torna-se evidente a instabilidade dos alunos perante ao equilíbrio emocional pós período de pandemia por COVID-19.

      Com efeito, são nítidas as condições mentais dos adolescentes que são, por sua vez, veneráveis, afetando-os e dificultando o processo de aprendizagem. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: artigo 196 "A saúde é direito de todos e dever do Estado". No entanto, é visto que o poder público posiciona-se de forma negligente, uma vez que não oferece o devido suporte necessário ao povo, apesar de prever na Constituição o acesso à saúde.

     Outro fator determinante do problema é o longo isolamento, que ocorreu pelo agravamento da Covid-19, trazendo múltiplas consequências. Segundo Hipócrates, filósofo da Grécia antiga "O homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio". Nesse contexto, vale destacar que o Brasil está dentre os países que mais apresentam pessoas ansiosas, o que mostra a ineficiência do Estado perante a problemática.

    Portanto, ao entender a ligação do filme com o cotidiano é necessário estabelecer colaboração mútua. Desse modo, cabe ao Ministério da Saúde providenciar atendimento aos jovens com profissionais qualificados, além de conscientizá-los sobre o cuidado socioemocional. Também é necessário que o Ministério da Educação possibilite suporte nas escolas por meio de orientação dos mestres, evitando cobranças excessivas para que a mentalidade dos estudantes esteja sempre em boas condições.











Redação escrita pela estudante Mariana Rita, 1ª SÉRIE B, em proposta apresentada nas aulas de Língua Portuguesa a partir do tema "A saúde mental dos jovens da escola pública."

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