O CAMPO DAS EMOÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR PÓS-PANDEMIA
Na obra cinematográfica "Corrida para lugar nenhum" de Vicky Abeles
retrata a realidade de hoje no ambiente escolar, evidenciando a pressão
acadêmica e o aumento do estresse dos jovens estudantes. No Brasil,
especificamente nas escolas públicas, uma parcela significativa da população
vive com problemas psicológicos, sendo muitos deles ainda adolescentes. Nesse
contexto, torna-se evidente a instabilidade dos alunos perante ao equilíbrio
emocional pós período de pandemia por COVID-19.
Com efeito, são nítidas as condições mentais
dos adolescentes que são, por sua vez, veneráveis, afetando-os e dificultando o
processo de aprendizagem. De acordo com a Constituição da República Federativa
do Brasil de 1988: artigo 196 "A saúde é direito de todos e dever do
Estado". No entanto, é visto que o poder público posiciona-se de
forma negligente, uma vez que não oferece o devido suporte necessário ao povo,
apesar de prever na Constituição o acesso à saúde.
Outro fator determinante do problema é o longo
isolamento, que ocorreu pelo agravamento da Covid-19, trazendo múltiplas
consequências. Segundo Hipócrates, filósofo da Grécia antiga "O homem
saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito
equilíbrio". Nesse contexto, vale destacar que o Brasil está dentre os
países que mais apresentam pessoas ansiosas, o que mostra a ineficiência do
Estado perante a problemática.
Portanto, ao entender a ligação do filme com o
cotidiano é necessário estabelecer colaboração mútua. Desse modo, cabe ao
Ministério da Saúde providenciar atendimento aos jovens com profissionais
qualificados, além de conscientizá-los sobre o cuidado socioemocional. Também é
necessário que o Ministério da Educação possibilite suporte nas escolas por
meio de orientação dos mestres, evitando cobranças excessivas para que a
mentalidade dos estudantes esteja sempre em boas condições.
Redação escrita pela estudante Mariana Rita, 1ª SÉRIE B, em proposta apresentada nas aulas de Língua Portuguesa a partir do tema "A saúde mental dos jovens da escola pública."
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